Este quinto volume dá prosseguimento às abordagens anteriores da Coleção “Instrumentos para a Alfabetização”, estruturando-se em torno dos seguintes objetivos: · analisar os significados dos processos de avaliação, de diagnóstico e de monitoramento; · apresentar instrumentos e procedimentos pertinentes à avaliação da aprendizagem nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, com ênfase no processo de alfabetização; · discutir a importância da avaliação do ensino e do trabalho da escola, simultaneamente à avaliação da aprendizagem; · apresentar possibilidades de intervenção em situações de descompasso com as metas esperadas e de reagrupamentos dos alunos para assegurar avanços no processo.
Descrição
BATISTA, Antônio Augusto Gomes UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO. CENTRO DE ENSINO DE CIENCIAS E MATEMATICA. Monitoramento e avaliação da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FAE-UFMG, 2005. 50p. (Instrumentos da alfabetização ; v.5). ISBN 8599372211.
Informação adicional
ANO | 2005 |
---|---|
ÁREAS DO CONHECIMENTO | Alfabetização, Letramento |
ASSUNTO | Ensino fundamental, Letramento |
COLEÇÃO | CEALE, Todos |
EDITORA | Ceale/FaE/UFMG |
AUTOR/A | Antônio Augusto Gomes Batista, Ceris Salete Ribas da Silva, Maria das Graças Bregunci, Sara Mourão Monteiro |