Este volume focalizará o planejamento do trabalho na alfabetização e no letramento, no contexto dos três primeiros anos do ensino fundamental de nove anos. A abordagem dessa temática tem por objetivos: · afirmar a importância do planejamento na organização do trabalho de sala de aula, sobretudo do estabelecimento de metas consistentes para a alfabetização; · articular as ações de planejamento às ações avaliativas, elegendo o diagnóstico das capacidades lingüísticas dos alunos (proposto no volume 3 desta Coleção) como ponto de partida para o planejamento e a sistematização de atividades, rotinas e recursos para o trabalho com a alfabetização e o letramento; · apresentar propostas para as formas de organização dos alunos, considerando seus desempenhos iniciais e as metas estabelecidas para seu desenvolvimento; · evidenciar possibilidades de abordagem do letramento e a necessidade de, nessa abordagem, estabelecer articulações com diferentes áreas de conhecimento do currículo, a interdisciplinaridade.
Descrição
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. FACULDADE DE EDUCAÇÃO. CENTRO DE ENSINO DE CIENCIAS E MATEMATICA. Planejamento da alfabetização. Belo Horizonte: Ceale/FAE-UFMG, 2005. 133p. (Instrumentos da alfabetização ; v.4). ISBN 8599372203.
Informação adicional
ANO | 2005 |
---|---|
ÁREAS DO CONHECIMENTO | Alfabetização, Letramento |
ASSUNTO | Ensino fundamental, Letramento |
COLEÇÃO | CEALE, Todos |
EDITORA | Ceale/FaE/UFMG |
AUTOR/A | Antônio Augusto Gomes Batista, Ceris Salete Ribas da Silva, Maria das Graças Bregunci, Maria Lúcia Castanheira, Sara Mourão Monteiro |