Linguagem oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações – Caderno 3

Neste Caderno 3 damos continuidade às discussões sobre leitura e escrita na Educação Infantil, trazendo alguns pressupostos que dão sustentação ao trabalho com as linguagens oral e escrita em creches e pré-escolas. Entendemos que o trabalho em espaços coletivos com as crianças de zero a cinco anos exige das professoras não apenas conhecimento, refl exão, escuta e sensibilidade, mas também escolhas e tomada de posição. Como afi rma Ana Luiza Bustamante Smolka neste caderno, quando dizemos que as crianças “adquirem, absorvem, assimilam o conhecimento, que elas aprendem, constroem, apropriam-se do conhecimento, […] cada um desses termos indica nuances conceituais importantes em diferentes perspectivas teóricas”. Assim, indagamos: com relação à linguagem oral e à linguagem escrita, quais têm sido os termos que você tem empregado para se referir aos processos das crianças? Convidamos-lhe, mais uma vez, a conhecer perspectivas, entender as nuances para ir tecendo suas escolhas.

Categoria:

Descrição

LINGUAGEM oral e linguagem escrita na educação infantil: práticas e interações. Brasília, DF: MEC/SEB/DEP, 2016. 118 v. (Leitura e escrita na educação infantil. v.3). ISBN 9788577832125(v.3).

Informação adicional

ANO

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Escrita na Educação Infantil, Leitura