Literatura e letramento: espaços, suporte e interfaces – o jogo do livro

“Se este livro convida seus leitores a percorrer caminhos e acidentes já conhecidos, ele faz, porém, esse convite de um modo estranho: à medida que por ele caminhamos, os limites das estradas tendem a se mover e se alargar; as trilhas que nos orientam tendem a se apagar, deixando-nos sem norte e sem bússola. É que os autores nos propõem uma revisão em nossa maneira de ver as coisas já vistas, de modo a melhor compreender esse complexo fenômeno da difusão da literatura. E o fazem de diferentes modos: mostram que a difusão da literatura não se faz apenas por meio da literatura infanto-juvenil, mas também por gêneros orais ou sem prestígio, como o cordel; o livro não é mais o único suporte sobre o qual se exerce a formação para a leitura de textos literários e mesmo os textos nesse tradicional suporte vêm assumindo novas características, ensejando novos modos de fazer e ler literatura, sob o impacto de novos meios, como a Internet, ou de outras linguagens, como a imagem, o cinema, os quadrinhos.” Antônio Augusto Gomes Batista.

Categoria:

Descrição

PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; VERSIANI, Zélia. (Orgs.) Literatura e letramento: espaços, suporte e interfaces – o jogo do livro. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG, v. 8, 2003. Arquivo digitalizado. 137 p. (Coleção Linguagem e Educação).

Informação adicional

ANO

2003

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Educação, Letramento, Literatura

ASSUNTO

Educação, Literatura

AUTOR/A

Aparecida Paiva, Aracy Martins, Graça Paulino, Zélia Versiani

COLEÇÃO

CEALE, Todos

EDITORA

Autêntica/CEALE/FaE/UFMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FILTROS