Diálogos entre Brasil y Colombia: resultados de investigaciones en educación

O livro reúne trabalhos de pesquisa que analisam importantes questões da educação, envolvendo experiências desenvolvidas em duas grandes nações do continente latino-americano: Brasil e Colômbia. Embora falando e escrevendo em línguas diferentes, os pesquisadores que participam da autoria dos textos, analisando realidades específicas de seus países, dialogam intensamente entre si. Os trabalhos são resultado de teses acadêmicas recebidas no Doutorado Latino-Americano em Educação (DLA): “Políticas Públicas e Profissão Docente”, instituído em 2010, e que também fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação: “Conhecimento e Inclusão Social” da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, criado em 1971. Em consonância com as linhas de pesquisa do programa, os textos desta obra tratam de diferentes abordagens e modos de investigar em educação e estão organizados em três capítulos: “Olhares para a educação desde a decolonialidade”, “Educação inclusiva e convivência escolar: desafios cotidianos”, “Entre bares e escolas: cenários socioculturais para ensinar-aprender”. No seu conjunto, a obra simboliza, por meio da circulação de palavras, em diferentes línguas, com diferentes autores e expressando diversidade temática, uma comemoração dos dez anos de existência do Doutorado Latino-Americano em Educação. O DLA se consolida como uma instância criada para garantir estudos que produzam conhecimento, tendo a educação na América Latina como eixo central de suas pesquisas de doutorado; o foco deste trabalho são as teses que trataram da Colômbia ou do Brasil em contraposição à Colômbia. Nas palavras do professor Luiz Alberto de Oliveira Gonçalves, autor do prefácio: “Esperamos que cada leitor possa experimentar na leitura de cada artigo desta obra a sensação de estar dialogando com cada autor ou autora que se dedicou a escrever textos para a nossa reflexão. Sintam-se à vontade.”

Categoria:

SILVA, Denise Bianca Maduro; ORJUELA, Lyda Mayerly González Orjuela; SILVA, Fabrine Leonard (coord.). Diálogos entre Brasil y Colombia: resultados de investigaciones en educación. Bogotá: Universidad Antonio Nariño, 2020. Disponível em: https://livrosabertos.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2023/09/Dialogo-entre-Brasil-y-Colombia.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

Didática, Educação, Psicologia educacional

América Latina, Didática, Educação, Educação – Brasil, Educação – Colômbia, Psicologia Educacional

Denise Bianca Maduro Silva, Fabrine Leonard Silva, Lyda M. González Orjuela

Universidad Antonio Nariño