Este Caderno trata das concepções de aprendizagem e de ensino da linguagem escrita, buscando relacionar essas duas faces do processo de apropriação da escrita. Para tanto, organiza-se em duas partes: na primeira, examina os conceitos de aprendizagem e desenvolvimento e analisa as relações entre esses dois processos, tendo em vista a apropriação da leitura e da escrita; na segunda, volta-se para as implicações das reflexões apresentadas na primeira parte para a definição dos procedimentos de ensino, analisando algumas propostas de atividades didáticas. Em linhas gerais, o que se busca aqui é responder a duas grandes questões com relação à linguagem escrita – como se aprende? e como se deve ensinar? –, fazendo a segunda resposta decorrer da primeira.
Descrição
GOMES, Maria de Fátima Cardoso; MONTEIRO, Sara Mourão.; CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. A aprendizagem e o ensino da linguagem escrita. Belo Horizonte: Ceale/FAE-UFMG, 2005. 88 p. (Alfabetização e letramento). ISBN 8599372157. Disponível em: https://livrosabertos.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/04/Col_Alf.Let_.06_Aprendizagem_ensino_linguagem_escrita.pdf. Acesso em: 19 maio 2022.
Informação adicional
ANO | 2005 |
---|---|
ÁREAS DO CONHECIMENTO | Alfabetização, Letramento |
ASSUNTO | Alfabetização, Letramento |
AUTOR/A | Maria de Fátima Cardoso Gomes, Sara Mourão Monteiro |
COLEÇÃO | CEALE, Todos |
EDITORA | Ceale/FaE/UFMG |