A História Política e a História Cultural foram temáticas centrais nas mesas redondas propostas para os debates por se compreender que investigar a história e a memória das práticas educativas, de seus sujeitos, tempos e lugares, implica também refletir sobre as relações de poder que, ao mesmo tempo em que organizam o campo educacional, são por ele organizadas, com efeitos sobre a vida em sociedade. Como uma experiência social na cultura ou como uma experiência cultural na sociedade a educação brasileira, desde o período colonial até os nossos dias, vem produzindo uma tessitura de encontros com diferentes modelagens pedagógicas, representações de cidadania, infância, escola, etc., dando a ver que a arte de educar – ou a pedagogia – institui e conforma uma infinidade de apostas, de homens e mulheres, na produção de sentidos civilizatórios, na demarcação de valores e normas sociais e na projeção de horizontes de expectativas que modelam um vir a ser, um futuro.
Description
LINHALES, Meily Assbú; FONSECA, Thaís Nívia de Lima e (Org.). Diálogos da história da educação. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2017. E-book. 328 p. ISBN 9788554720018
Additional information
ANO | 2017 |
---|---|
ÁREAS DO CONHECIMENTO | História da educação |
ASSUNTO | Arquivos, Brasil, Ciência e Estado, Educação, Formação, História, Historiadores, Política, Políticas Públicas, Prática de Ensino, Professores de História, Rádio |
AUTOR/A | Meily Assbú Linhales, Thais Nívia de Lima e Fonseca |
EDITORA | Estúdio Texto |
COLEÇÃO | Todos |