Diálogos da história da educação

A História Política e a História Cultural foram temáticas centrais nas mesas redondas propostas para os debates por se compreender que investigar a história e a memória das práticas educativas, de seus sujeitos, tempos e lugares, implica também refletir sobre as relações de poder que, ao mesmo tempo em que organizam o campo educacional, são por ele organizadas, com efeitos sobre a vida em sociedade. Como uma experiência social na cultura ou como uma experiência cultural na sociedade a educação brasileira, desde o período colonial até os nossos dias, vem produzindo uma tessitura de encontros com diferentes modelagens pedagógicas, representações de cidadania, infância, escola, etc., dando a ver que a arte de educar – ou a pedagogia – institui e conforma uma infinidade de apostas, de homens e mulheres, na produção de sentidos civilizatórios, na demarcação de valores e normas sociais e na projeção de horizontes de expectativas que modelam um vir a ser, um futuro.

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Descrição

LINHALES, Meily Assbú; FONSECA, Thaís Nívia de Lima e. Diálogos da história da educação. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2017. 1 recurso online (327 p.) ISBN 9788554720018.

Informação adicional

ANO

2017

ÁREAS DO CONHECIMENTO

História da educação

ASSUNTO

Arquivos, Brasil, Ciência e Estado, Educação, Formação, História, Historiadores, Política, Políticas Públicas, Prática de Ensino, Professores de História, Rádio

AUTOR/A

Meily Assbú Linhales, Thais Nívia de Lima e Fonseca

EDITORA

Estúdio Texto

COLEÇÃO

Todos

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