A reflexão metalinguística do ensino fundamental

Como ponto de partida para esta conversa, cabe-nos afiançar, acima de toda e qualquer questão, e para além mesmo das estatísticas que atestam o analfabetismo e o baixo nível de letramento ainda vigentes em nosso país, nossa crença na escola pública brasileira e em seus profissionais. Para além do “sedutor” discurso de denúncia, tão em moda em nosso país, existem muitas e inegáveis evidências de nossos acertos. Em relação aos profissionais da área de educação linguística, não há como negar os avanços vigorosos obtidos, nas últimas décadas, em relação à construção de um conhecimento sólido sobre o ensino de Língua Portuguesa e mesmo em relação ao caminho para uma prática diferenciada construída, a duras penas, por muitos e muitos professores da escola brasileira em todos os níveis de ensino.

Categoria:

MIRANDA, Neusa Salim.; DEL-GAUDIO, Sandra Maria Andrade; BARROSO, Terezinha; CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. A reflexão metalinguística do ensino fundamental. Belo Horizonte: Ceale/FAE-UFMG, 2005. E-book. 109 p. (Alfabetização e letramento). ISBN 8599372289

Alfabetização, Letramento

Alfabetização, Ensino fundamental, Letramento