Como ponto de partida para esta conversa, cabe-nos afiançar, acima de toda e qualquer questão, e para além mesmo das estatísticas que atestam o analfabetismo e o baixo nível de letramento ainda vigentes em nosso país, nossa crença na escola pública brasileira e em seus profissionais. Para além do “sedutor” discurso de denúncia, tão em moda em nosso país, existem muitas e inegáveis evidências de nossos acertos. Em relação aos profissionais da área de educação lingüística, não há como negar os avanços vigorosos obtidos, nas últimas décadas, em relação à construção de um conhecimento sólido sobre o ensino de Língua Portuguesa e mesmo em relação ao caminho para uma prática diferenciada construída, a duras penas, por muitos e muitos professores da escola brasileira em todos os níveis de ensino.
Descrição
MIRANDA, Neusa Salim.; DEL-GAUDIO, Sandra Maria Andrade; BARROSO, Terezinha; CENTRO DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA. A reflexão metalinguística do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Ceale/FAE-UFMG, 2005. 109 p. (Alfabetização e letramento). ISBN 8599372289. Disponível em: https://livrosabertos.fae.ufmg.br/wp-content/uploads/2022/04/Col_Alf.Let_.16_Reflexao_Metalinguistica.pdf. Acesso em: 20 jun. 2022.
Informação adicional
ANO | 2005 |
---|---|
ÁREAS DO CONHECIMENTO | Alfabetização, Letramento |
ASSUNTO | Alfabetização, Ensino fundamental, Letramento |
AUTOR/A | Neusa Salim Miranda |
COLEÇÃO | CEALE |
EDITORA | Ceale/FaE/UFMG |