Crianças como leitoras e autoras – Caderno 5

Como já vimos ao longo das unidades anteriores, a linguagem escrita está presente em situações do cotidiano de muitas crianças, mas ela circula de formas muito distintas e com signifi cados diversos entre os grupos sociais. Cabe à Educação Infantil ampliar as experiências culturais das crianças, socializando os seus saberes e conhecimentos e disponibilizando outros, favorecer a expressão das crianças em todas as formas, valorizando as diferentes linguagens. A linguagem escrita faz parte do contexto educativo, é uma entre as outras. Apropriar-se de uma linguagem – de uma nova forma de se expressar e de se comunicar como o outro – é algo bastante complexo. A apropriação é um processo relacionado à imersão, ao interesse. Não cabe à Educação Infantil ter como objetivo a sistematização formal desse processo de apropriação no coletivo das crianças – um grande diferencial entre pré-escola e Ensino Fundamental é justamente o espaço de liberdade e de possibilidades de expressão. As crianças são diferentes entre si, têm experiências e interesses distintos. Muitas delas iniciam seu ingresso à escola aos quatro anos, e é justamente nesse momento que começam a ter uma maior aproximação com a linguagem escrita.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; SECRETARIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Crianças como leitoras e autoras – caderno 5. Brasília: MEC/SEB/DEP, v.6, 2016. E-book. 132 p. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil; 6). ISBN 9788577832149

Escrita na Educação Infantil, Leitura na Educação Infantil

Desenvolvimento Cognitivo, Educação de Crianças, Interesse na Leitura, Leitura – Ensino Fundamental, Linguagem

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica