Diálogo com as famílias: a leitura dentro e fora da escola – Caderno 8

A Educação Infantil é a única etapa da Educação Básica que tem explicitado, em suas normativas, o papel de complementar a ação da família e da comunidade no alcance de sua finalidade, qual seja, o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Isso implica, entre outras exigências, a necessidade de conhecer quem são essas famílias e que expectativas têm sobre a educação ofertada a seus filhos. No caso específico do tema deste curso, significa compreender como a leitura e a escrita estão inseridas nos cotidianos dessas famílias e o que elas esperam que suas crianças aprendam na Educação Infantil. Neste caderno, essas e outras questões serão objeto de reflexão e análise. Discutiremos também propostas de situações em que a instituição educacional pode contribuir para a formação de pais e crianças leitores, destacando-se as que compõem o encarte Conta de novo?!: as famílias e a formação literária do pequeno leitor, anexo a este caderno. Nosso objetivo é que você compartilhe com as famílias da sua instituição as inúmeras possibilidades que o encontro com a literatura provoca em todos nós.

Categoria:

Descrição

DIÁLOGO com as famílias: a leitura dentro e fora da escola. Brasília, DF: MEC/SEB/DEP, 2016. 83 p. (Leitura e escrita na educação infantil. v.8). ISBN 9788577832170(v.8)

Informação adicional

ANO

2016

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Escrita na Educação Infantil, Leitura

ASSUNTO

Desenvolvimento Cognitivo, Educação de Crianças, Interesse na Leitura, Leitura – Ensino Fundamental, Linguagem

AUTOR/A

Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica

COLEÇÃO

CEALE, Todos

EDITORA

MEC/SEB/DEP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FILTROS