Quando a classe média escolhe a escola pública
Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado a respeito dos motivos da escolha da escola pública por famílias de classe média. Pretendemos, por meio da análise dessa escolha, compreender as estratégias escolares das famílias, considerando-as integrantes de um sistema mais amplo de estratégias de reprodução social. Segundo a literatura da sociologia da educação, as classes médias seriam as mais propensas a investir maciçamente na escolarização da prole, com especial atenção à escolha da escola. Por que, então, escolheram a escola pública? A pesquisa de campo revelou que as respostas são diversas. Empreendemos um estudo de caso com cinco famílias cujos filhos estiveram matriculados na rede pública de ensino nos anos de 2019, 2020 ou 2021. A análise dos casos permitiu compreender como se traçaram as estratégias e escolhas educativas familiares, qual o grau de autonomia de que efetivamente dispunham, quais as motivações pela escolha da rede pública e as expectativas e receios decorrentes da escolarização de seus filhos nela. Concluímos que, embora as famílias de classes médias estejam usufruindo da mesma educação oferecida às famílias de camadas populares na rede pública, na prática, as desigualdades sociais continuam sendo construídas.






Avaliações
Não há avaliações ainda.