Historiografia da educação abordagens teóricas e metodológicas

Os textos aqui reunidos falam dos percursos de pesquisa dos autores no âmbito do grupo ou dos subgrupos de pesquisa do GEPHE. Entre eles, notam-se intersecções de diferente gênero; os capítulos mantêm entre si diálogos tácitos, porque se complementam ou porque se reforçam. Como eu já supunha, os autores cultivam a originalidade ao modo de novas questões, novos aportes conceituais ou ainda novas fontes. Em todos os capítulos estão claros os seus intentos de olhar em uma direção pouco ou nada antevista, ou focalizar de um ângulo pouco ou nada considerado. Numa chave abrangente, eles me parecem herdeiros de uma ampla e diversificada historiografia cultural interessada nos de baixo, nos excluídos, nos silenciados, nos desqualificados, no sentido social e epistemológico dos termos. Alguns apontam para uma modalidade específica de leitura cuja posição epistemológica adotada conduz a deslocamentos de escala na direção do pequeno, do residual, do detalhe.

Categoria:

Descrição

VEIGA, Cynthia Greive.; OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de. Historiografia da educação: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2019. 294 p. (Coleção edvcere). ISBN 9788580544091 . Disponível em: https://www.bu.ufmg.br/imagem/000023/000023ec.pdf. Acesso em: 4 ago. 2020.

Informação adicional

ANO

2019

ÁREAS DO CONHECIMENTO

Educação, História da educação

ASSUNTO

Detalhes, Educação, Educação – História, Educação – Historiografia, Educação comparada, História, Pesquisa histórica

AUTOR/A

Cynthia Greive Veiga, Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

EDITORA

Editora Traços Finos

COLEÇÃO

Todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

FILTROS