Deficiência visual e inclusão escolar: desfazendo rótulos

O que os professores precisam saber sobre o estudante cego ou com baixa visão que possa contribuir com a transformação da escola em escola inclusiva? A história das pessoas com deficiência esteve, durante muito tempo, marcada pela invisibilidade, como a história das mulheres, dos negros, dos índios, dos ciganos, dos indigentes, história sem rostos, sem registros, sem destaque. Os rótulos de incapacidade, inabilidade e dependência foram construídos secularmente com base no elemento biológico como único princípio determinante de uma espécie de “autorização social” para que o sujeito pudesse manter laços de convivência, constituição de uma família e/ou produção efetiva no mundo do trabalho. Ainda hoje esses princípios e valores estão arraigados em nossa cultura e teimam em manter esses rótulos sobre, nós, pessoas com deficiência. Rótulos que, muitas vezes, cerceiam a autonomia, culpabilizam e vitimizam as diferenças e imobilizam sujeitos que poderiam participar de forma afetiva, efetiva e produtiva da sociedade. Mas, se antes, as crianças que nasciam com deficiência eram eliminadas, ficavam trancadas em quartos ou porões ou eram internadas em instituições asilares distantes de suas famílias, nos tempos atuais, elas estão nas escolas, nas praças, nos shoppings, entre nós. É que a história tem tomado outros contornos. Quando levantamos a questão: o que os professores precisam saber sobre o estudante cego ou com baixa visão que possa contribuir com a transformação da escola em escola inclusiva? Interrogamos não só as teorias ou as práticas, mas o contexto social, histórico e cultural que pode alargar nossas margens de atuação para alcançarmos, para além do processo inclusivo, a ética da formação humana.

CAMPOS, Regina Célia Passos Ribeiro de (Org.) Deficiência visual e inclusão escolar: desfazendo rótulos. Curitiba: Editora CRV, 2016. E-book. 162 p. ISBN 9788544409596

Educação audiovisual

Conceito social, Deficiência visual, Educação, Inclusão escolar